top of page

PLE em Contexto

Português Língua Estrangeira
PROJETO
PROJETO
 

Especialmente a partir da primeira década do século XXI, verifica-se uma crescente preocupação com o desenvolvimento e a aquisição de competências comunicativas específicas, especializadas e adequadas aos mais variados contextos de estudo e de trabalho em que se movem os estudantes e trabalhadores europeus.

Assim, o principal objetivo do projeto é perceber quem são os alunos do Politécnico de Lisboa que frequentam as aulas de PLE, quais são as suas motivações e interesses e as representações que os próprios têm face às suas competências no que se refere ao domínio e à aprendizagem do português.

DIAGNÓSTICO
 

É importante que os estudantes se encontrem colocados em turmas com um nível de proficiência adequado ao seu para que a aprendizagem da língua seja produtiva e significativa. Para além disso, assume-se como fundamental que os materiais e instrumentos utilizados sejam ajustados ao público a que se destinam, não só ao nível dos graus de dificuldade, como também do ponto de vista temático.

DIAGNÓSTICO
MENTORADO
É importante desenvolver um programa de mentorado na aprendizagem da língua, dado que entendemos pertinente o apoio interpares, potenciado pelos benefícios de uma relação próxima, cujos comportamentos de modelagem poderão facilitar a promoção de uma boa adaptação dos novos estudantes nos primeiros momentos de vivência numa dada instituição.
O principal propósito, com o programa de mentorado, será o de poder proporcionar aos novos estudantes de Erasmus que chegam ao IPL um envolvimento significativo com a comunidade escolar, como seja: conhecer a instituição e o seu funcionamento; o contexto geográfico em que se insere; dinamizar estratégias de acolhimento de forma a evitar o isolamento social e ajudar a delinear objetivos académicos claros e exequíveis.

 

MENTORADO
MATERIAIS DIDÁTICOS
Consideramos que há temas transversais que podem ser do interesse de todos os estudantes, mas há que ter em conta as suas próprias escolhas pessoais, que, muitas vezes, estão relacionadas com os cursos que frequentam.
A partir da caracterização dos estudantes do IPL e dos seus centros de interesse, várias estratégias podem ser utilizadas, desde uma abordagem mais situacional, até uma baseada em conteúdos, em competências ou em tarefas. Na verdade, o que a prática sugere é que será mais vantajosa a integração de duas ou mais abordagens para um ensino mais eficaz e adequado. Com base nesta premissa, a criação de módulos temáticos será tanto mais proveitosa para o sucesso dos aprendentes quanto mais próximos dos centros de interesse do público-alvo estiverem os conteúdos. 
MATERIAIS DIDÁTICOS
bottom of page