PROJETO
PLE em Contexto
O desenvolvimento deste projeto assenta no pressuposto de que um melhor conhecimento dos estudantes Erasmus relativamente à sua relação com a língua portuguesa trará benefícios para a sua aprendizagem e para a organização dos cursos ministrados no IPL. Para que a aprendizagem de uma língua seja efetiva, vários são os fatores que devem ser considerados. No âmbito dos cursos de português como língua estrangeira (PLE) ministrados no IPL por professores da ESELx, interessa-nos, em primeiro lugar, atender às características gerais dos estudantes, enquanto aprendentes, mas também às suas especificidades individuais, pois uma caracterização adequada dos estudantes pode facilitar a sua aprendizagem da língua portuguesa. Assim, torna-se fundamental identificar o conhecimento que poderão já ter do português e também as suas expetativas face à aprendizagem desta (nova) língua. Neste sentido, é importante que os estudantes se encontrem colocados em turmas com um nível de proficiência adequado ao seu para que a aprendizagem da língua seja produtiva e significativa. Para além disso, assume-se como fundamental que os materiais e instrumentos utilizados sejam ajustados ao público a que se destinam, não só ao nível dos graus de dificuldade, como também do ponto de vista temático. Consideramos que há temas transversais que podem ser do interesse de todos os estudantes, mas há que ter em conta as suas próprias escolhas pessoais, que, muitas vezes, estão relacionadas com os cursos que frequentam. Sabendo-se que estes estudantes vivem durante alguns meses em Lisboa e sendo certo que é a dimensão global da língua que o ensinante tem de ter em conta, levando em consideração as questões discursivas, o sistema estrutural da língua, a semântica, a pragmática e a dimensão sociocultural, reconhece-se a importância do uso da língua em contexto, nomeadamente nas situações de comunicação do quotidiano.
​
Objetivos
Vários são os objetivos que se pretendem atingir no âmbito deste projeto:
1. Conceber um teste de diagnóstico para posicionamento em nível de língua para os alunos Erasmus que já apresentam alguns conhecimentos de português e/ou de outras línguas românicas.
​
2. Caracterizar os alunos Erasmus do IPL, no que diz respeito às suas expetativas face à aprendizagem do português como língua estrangeira.
​
3. Criar módulos temáticos de conteúdos, tendo em conta os interesses dos alunos Erasmus das várias escolas do IPL.
​
4. Desenvolver atividades que tenham por base o uso da língua em contexto efetivo.
​
5. Conceber sessões de mentorado em que estudantes portugueses assumiriam o papel de mentores perante os estudantes Erasmus, visando um trabalho mais personalizado sobre a oralidade.